segunda-feira, 10 de maio de 2010


Dia 1° de maio
Dia internacional do trabalho


História do Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de
Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.
Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi à morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.
Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional
Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_trabalho.htm


Capital


São conhecidos como bens de produção ou bens de capital, os
equipamentos e instalações — ou seja: bens ou serviços necessários à produção de outros bens ou serviços .
Uma determinada
tecnologia utiliza uma determinada combinação dos factores produtivos para a produção de bens e serviços. Quanto à intensidade da utilização dos factores produtivos, a agricultura e a indústria podem ser de capital intensivo (utilizam mais intensivamente o capital) e trabalho intensivo, que utilizam intensivamento o trabalho ou mão-de-obra.
capital: é constituído pelo
capital fixo (bens de capital, tais como
edifícios,etc., necessários à produção de outros bens) e pelo capital dinheiro.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bens_de_produ%C3%A7%C3%A3o


Trabalho

trabalho: representa todos os recursos humanos, físicos e mentais, tanto adquiridos como hereditários. É medido em termos do tempo despendido na produção (agricultura, indústria, serviços) e pode ser qualificado ou não qualificado.
Trabalho, mais do que sobrevivência, é uma das mais expressivas manifestações do ser humano. É algo semelhante à arte, onde o homem transforma e é transformado. Desde os primeiros anos de vida, aprende que fazer algo com um objetivo definido conquista espaço, respeito, consideração e auto-estima. Descobre a satisfação de desenvolver uma habilidade e externá-la num produto ao qual se percebe conectado. O trabalho, diferente da simples atividade, deve preencher um porquê uma finalidade e um valor. A razão pela qual executamos algo está vinculada a quem somos e como estamos no mundo. Reflete nossa auto-imagem, e nos agrega ou retira a possibilidade de realização pessoal, de acordo com a utilização das potencialidades e competências individuais.

http://www.sanepar.com.br/sanepar/sanare/v11/Significado/significado.html



Conclusão
Dia 1° de maio
Assim como muitas datas importantes 1 de maio foi uma conquista para os trabalhadores não só do Brasil mas para o mundo pois começou em Chicago e agora muitos trabalhadores sabem de seus direitos.Seria muito mais honroso se todos soubessem de seus direitos como trabalhadores e nos daria um mundo muito melhor.

Um comentário: